O que você deve saber antes de escrever artigos para blog
O que é importante a cada post que você escreve?
Qualidade. (muitos dirão)
Quando se trata de escrever artigos para blog, é realmente tudo ou nada. Um “bom post” vai ter o mesmo engajamento e tráfego como um post “ruim”.
Você deve criar mensagens em uma base regular para o seu conteúdo para fazer uma diferença real.
Você sabia que 70% das pessoas que usam o marketing de conteúdo, apenas 30% delas têm uma estratégia de conteúdo consistente?
Você precisa utilizar um sistema adequado para maximizar o retorno sobre seus esforços quando escrever artigos para blog.
Para ajudá-lo a manter essa qualidade, faça a si mesmo algumas perguntas antes e depois de escrever artigos para blog.
Para quem você esta escrevendo?
Você com certeza já deve ter ouvido falar que quando esta escrevendo um post você deve se comportar exatamente como se estivesse conversando com uma pessoa como se ela estivesse na sua frente e vocês fossem amigos íntimos?
Se o seu blog é novo ou pequeno, isto pode ser uma questão bastante fácil de responder: estou escrevendo para o meu público-alvo. Em cada post, pense em seu avatar, e como você deve escrever para ele e/ou ela.
Mas e quando o seu blog estiver grande o suficiente?
Você irá atrair diferentes tipos de pessoas com interesses compartilhados.
Alguns serão iniciantes que querem aprender sobre marketing; outros são profissionais de marketing; e outros ainda buscarão comercializar os seus próprios produtos e serviços. E ainda existirá uma centena de leitores diferenciados além destes.
Quando você esta escrevendo artigos será praticamente impossível que este conteúdo entre em ressonância com todos, mas fique tranquilo, é assim mesmo que funciona todo o processo de escrever artigos para blog.
Geralmente quando você esta escrevendo seus artigos você esta falando para uma quantidade especifica da sua audiência, alguns vão se identificar com aquele post, outros não, mas à medida que novos posts vão chegando, outro publico passa a ser cativo para aquele post especifico. Esta é a razão pela qual a criação de conteúdo consistente e regular é importante.
Vejamos alguns exemplos…
Como fazer vídeos de sucesso no Youtube.
Muitos iniciantes não têm o conhecimento ou recursos para contratar um profissional que o ajude nessa tarefa. Esta mensagem foi direcionada para este público. Pequenas empresas ou profissionais que prestam este tipo de ajuda e assessoria também pode achar este artigo útil uma vez que podem oferecer seus serviços para ajudar este público a iniciar e fazer vídeos.
Este post, por exemplo, poderia ter sido feito para os novatos no Youtube. Enquanto eles vão aprender algumas coisas, eles não serão capazes de aplicá-las imediatamente. É ai que entra os profissionais que oferecem seus serviços/conhecimentos para ajuda-los, neste caso o outro publico de interesse no post.
Como falar bem em público?
Uma parte pequena das pessoas tem o desejo ou a necessidade de querer falar em público, e ainda assim eu este post pode ajuda-los. Alguns iniciantes podem achar que é interessante adquirir a habilidade de falar em público no futuro, mas é improvável que eles vão ser capazes de aplicar qualquer umas das técnicas de imediato.
Se você já possui um trafego considerável no seu blog, crie personas detalhada do leitor para direcionar desta maneira cada post do seu blog. Não deixe que qualquer segmento se sinta negligenciado quando fizer sua programação de conteúdo.
Qual o objetivo do post?
Agora que você sabe para quem você esta escrevendo, você precisa decidir o que quer realizar através do seu post.
Um bom post deve ter 4 objetivos principais:
- Entreter
- Resolver um problema
- Incentivar uma discussão de idéias
- Ensinar (nem sempre é o mesmo que resolver um problema).
Objetivo nº 1: Entreter
Todos os posts praticamente contêm pitadas de entretenimento, mas seu principal objetivo não é entretenimento, é marketing, criação de lista e/ou geração de resultados entre outros objetivos. Por outro lado, alguns posts têm um objetivo principal de ser interessante e divertido, com apenas uma pequena parte educacional.
Você pode aprender algumas coisas de cada post, mas mais do que tudo, eles são divertidos. Uma grande parte dos leitores tem um grande interesse em ver como um post divertido é feito. Este post serve como uma inspiração para ajudá-los a criar seus próprios objetivos de posts para seus blogs.
Objetivo nº 2: Resolvendo um problema, uma dificuldade.
Os blogs são criados em primeiro lugar para resolver um problema para um tipo específico de leitor. Esse problema é normalmente grande e complexo(realizar mais vendas como afiliado, criar seu próprio info-produto, obter mais resultado e engajamento com o seu autoresponder, alavancar resultados com vídeo marketing etc.).
Cada post tem a oportunidade de resolver um problema menor dentro desse problema maior e mais complexo.
Exemplo: Como Engajar e persuadir as pessoas através de histórias e depoimentos de sucesso.
A maioria dos grandes afiliados sabe o poder de contar histórias, mas nem sempre é fácil faze-lo. Isso é um problema. Este post especial mostraria, por exemplo, como resolver esse problema específico.
Objetivo nº 3: Incentivar a discussão de idéias
Para construir uma comunidade, você precisa incentivar seus leitores a falarem e participarem ativamente. Existem muitas maneiras de fazer isso, mas a principal é fazer uma pergunta ou fazer uma observação.
Exemplo: Como fazer R$ 10.000 por mês
Este é um período curto para a maioria das pessoas para ganhar essa quantia e ai esta o desafio do post. Não só é mostrada a capacidade de alcançar um grande objetivo, mas também pode ser pedido ao seu leitor a sua opinião para decidir qual caminho deve-se seguir para fazer isto acontecer. Este post pode tornar-se um dos mais comentados, por exemplo, no seu blog.
Objetivo nº 4: Ensine
Resoluções de problemas e de ensino estão intimamente relacionados e, muitas vezes aparecendo no mesmo post. O ensino deve ser visto como a partilha de conhecimento geral com seus leitores que precisam possuir tal conhecimento antes que eles possam resolver problemas específicos. Ambos são importantes se os seus leitores estão conseguindo os seus objetivos gerais (a razão pela qual você começou o seu blog, ou seja, ter um negócio online lucrativo).
Exemplo: Como evitar uma penalidade no Facebook
Neste post, seus leitores desejam saber como acompanhar as mudanças de regras do Facebook e que precauções precisam tomar para evitar serem penalizados. Tecnicamente, o leitor não tem um problema ainda e não têm uma grande penalidade. Neste exemplo, você poderia pensar em ensinar como prevenir-se para evitar este tipo de problema.
Qual a importância que o seu leitor atribui a determinados problemas?
Você pode resolver um problema com um post, mas o seu leitor não se preocupa com o problema. Eles se preocupam com a dor que o problema lhes causa.
Por que isso é importante?
Existem dois tipos de pontos de dor, e ambos precisam ser abordados de formas diferente ao escrever artigos para blog.
Tipo Um: Dor Aguda
Dores agudas são aquelas que “machucam” agora e intensamente. Se você encontrar um post que lhe diz como resolver essas dores agora, você ficará feliz em lê-lo. Estes tipos de dores, por exemplo, (como evitar uma penalidade no Facebook),descreve como resolver a dor que o aflige neste momento.
Tipo Dois: Dor Crônica
É aquela dor que vem e vai. Nem sempre é grave o suficiente para buscar uma solução. Do ponto de vista do marketing digital, por exemplo, essa dor pode ser o estresse que vem com uma cobrança por mais resultados e conversões, melhor presença, posicionamento e rankeamento e etc.
Na tentativa de resolver esses problemas é que quase todo mundo subestima o quão importante eles são (porque eles não doem tanto agora). Além disso, nós sentimos como se pudesse viver com essas dores.
Quando o seu blog resolve uma dor crônica do seu leitor, concentre-se em fazer o seu leitor analisar a dor (problema) antes de mostrar-lhes a solução, ou seja, uma espécie de simulação para prevenir a dor que vem com o problema.
Se você esta escrevendo sobre a falta de resultados de conversão e venda como afiliado, por exemplo, você não vai começar o seu post saltando direito para o processo passo-a-passo. Em vez disso, você começaria por ilustrar a dor. Citando a falta de resultados como afiliado e a razão pela qual um determinado número de blogs falhou etc.
Uma vez que um leitor revive a dor que sentiu antes, então eles serão receptivos a uma solução que você apresenta. Em seguida, é seu trabalho apresentar uma solução que realmente resolve o problema para eles.
Qual é o seu ponto de vista?
Um pensamento original é raro hoje em dia, haja vista que são mais de sete bilhões de pessoas no planeta com pontos de vista semelhantes.
Escreva por exemplo qualquer assunto no Google, e você vai encontrar centenas de milhares de artigos relevantes.
Só porque um post tem milhares de views não significa que ele foi escrito de uma forma que possa ajudar o público da melhor maneira.
Você pode ser capaz de se conectar experiência pessoal, opinião ou outros temas aparentemente não relacionados para oferecer uma nova perspectiva. E essa perspectiva é valiosa.
Quando você procura “como escrever um bom blog,” Você recebe milhares de resultados. Mas, mesmo nos primeiros resultados, diferentes formas de tratar o assunto são vistas como, por exemplo:
- Como fazer um blog quando lhe falta motivação
- Como fazer blog rápido
- Como escrever um bom artigo; as opções são muito variadas.
Então, como você encontrar um ponto de vista que ninguém mais tenha escrito a respeito?
Comece com a investigação
Antes de escrever qualquer post, leia muitos artigos sobre o assunto, tanto quanto for possível. Se você não fizer isso, você pode estar repetindo um deles, mesmo sem conhecê-lo, embora em minha opinião seja praticamente impossível hoje em dia criar um conteúdo com palavras e idéias 100% originais, até mesmo porque no marketing digital, certos termos e dores são comuns e vários grandes afiliados e produtores já falaram sobre um mesmo assunto e muitas vezes com pequenas diferenças de pontos de vista.
Isso acontece o tempo todo na comunidade de afiliados. Alguém acredita que tem uma ideia nova, tudo porque eles não pesquisaram o suficiente para ver que eles já têm uma concorrência.
Uma vez que você sabe que um determinado assunto já foi tratado, você pode colocar sua própria visão sobre o assunto de uma série de maneiras:
- Melhorar em cima de um assunto existente – por exemplo, “escreva um bom blog tão rápido como um datilógrafo profissional“.
- Adicionar histórias pessoais – toda a experiência pessoal é única, essa sim pode ser uma boa opção para destaca-lo dos demais.
- Combinar dois temas – por exemplo, qual a relação entre e-mail marketing e conversão de vendas.
Seja qual for o assunto que você escolher, encontre uma maneira de expor seu ponto de vista de forma original. O caminho mais simples, embora pouco abrangente para verificar se você encontrou um ponto de vista original sobre um assunto é simplesmente procurar o seu título em citações e pesquisas no Google. Você terá um único ponto de vista original, se você não conseguir encontrar quaisquer outros resultados semelhantes.
Como apresentar seu ponto de vista?
Quando se trata de um post de blog, você tem uma variedade de formatos que podem ser usados em seu post:
- Texto
- Imagens / Gifs
- Vídeo
- Infográficos
- Áudio/Podcast
- Mídias Sociais (tweets, apresentações, etc.).
- Formatação (bullet points, tamanho da fonte em negrito, cores, etc.).
Cada um deles tem um propósito específico.
Texto
Quase todos os blogs são construídos em texto. É a maneira mais simples, mais rápida e mais barata para transmitir sua mensagem. Mas muitas vezes pode não ser eficaz para atrair a atenção, além do que as pessoas podem processar imagens mais rápido do que as palavras.
Imagens
Você não pode criar um post apenas com imagens, mas elas podem ser usadas para melhorar o seu conteúdo. As imagens podem transmitir rapidamente informações de forma clara ou fornecer instruções simples que podem requerer descrições de texto complexo. Existem muitos tipos de imagens que você pode usar em suas mensagens: gráficos, imagens, animações, gifs e muito mais.
Vídeos
Algumas coisas precisam ser demonstradas visualmente, e as imagens podem não ser suficientes para fazer isso. Um vídeo que tem até 5 minutos de duraçãopode muitas vezes mostrar as características de uma maneira mais fácil de entender.
Infográficos
Infográficos são capazes de gerar mais ações do que posts regulares, eles também permitem que você destaque rapidamente os aspectos mais importantes de um assunto. É muito fácil escrever um post sobre um tópico e, em seguida, criar um infográfico com as principais lições.
Áudio
O Podcasting explodiu nos últimos anos. Só em 2014 foram mais de um bilhão de downloads. Mas isso não significa que você precisa para criar um podcast tradicional. Você pode, por exemplo, criar um curto podcast que resume o conteúdo do artigo. Quem não gosta de ler pode ouvir.
Conteúdo Interativo
Conteúdo interativo ainda é pouco utilizado, mas é uma ótima maneira dos leitores se envolverem com o seu blog. Se você puder encontrar uma maneira de obter um leitor a tomar ações em algo que você menciona, pode ajudar a ilustrar um ponto que você está tentando dizer. Testes inseridos dentro do seu post e outros recursos que podem exigir a interação dos seus leitores despertará o interesse em participar ativamente do post.
Formatação
Decida quais pontos no seu post precisam ser destacados. Formatar o post usando itálico e negrito em alguns pontos para destacar. Além disso, você pode (e deve) usar a formatação para fazer seu artigo mais legível para baixar a sua taxa de rejeição. No geral, você pode expor seu ponto de vista de muitas maneiras. Analise qual você pode criar e quais vão passar a sua mensagem de forma mais eficaz. Não tenha medo de combiná-las se você acredita que será mais eficaz.
Quer Mais Destaque?
Para realmente se destacar na imensa quantidade de posts on-line, você precisa escrever um conteúdo excepcional.
Um conteúdo que vai fazer a diferença precisa ser:
- Interessante
- Útil
- Litigável (Que se possa discutir, comentar)
- Divertido de ler
Escrever artigos para blog é mais como a elaboração de uma obra de literária do que simplesmente produzir um manual sobre como resolver um problema.
Há muitas maneiras de fazer isso, vamos ver algumas.
As imagens personalizadas
Como foi dito antes, as imagens podem ajudá-lo a destacar e reforçar conceitos. Elas também podem ser divertidas. Alguns blogs utilizam regularmente quadrinhos e imagens para ilustrar pontos-chave.
Planilhas
Se você estiver escrevendo um post de blog que use uma planilha para resolver um problema, mostre aos seus leitores um modelo desta. Isto aumentará as chances de eles interagirem. Você ainda pode usar isso como uma atualização do conteúdo.
Listas de verificação
Se fizer um guia passo-a-passo, crie na forma de uma lista de verificação. Criar uma lista de verificação simples, e permitir que seus leitores baixem em PDF. Eles utilizarão e vão associar qualquer resultado positivo que vem de seu uso com o seu post específico.
Citar as fontes
Quando você escrever, tente exibir todas as referências credíveis que você possa ter utilizado nas suas pesquisas. Estas referências ajudam os leitores a confiar em você e em suas mensagens mais do que uma simples opinião.
Como é que você cria expectativa para seu próximo post?
Quando você menciona o seu próximo post, você tem a oportunidade de criar cliffhangers (gerar uma expectativa semelhante ao final de um episódio de uma série). Faça uma nota em algum lugar no post sobre um tema relacionado que você vai fazer um post em breve no futuro.
Saber o que você vai postar futuramente é extremamente importante se você está, por exemplo, prestes a lançar um produto. Você precisa escrever o seu post, tendo em mente qual o papel que ele vai desempenhar no seu lançamento de info-produto. Pode ser um estudo de caso, um post educacional, ou um post que destaca uma dor crônica do afiliado. Durante o lançamento, você vai enviar e-mails aos seus assinantes numa mistura de conteúdo e informação sobre o seu produto.
Como promover seus posts?
Assim como é uma boa ideia planejar o seu conteúdo com antecedência, também é uma boa ideia planejar sua divulgação.
Nem todas as formas de promoção de conteúdo precisam ser consideradas durante a elaboração do seu blog, mas algumas devem fazer parte. Uma tática interessante é simplesmente enviar e-mails a todos que você mencionar em um post, deixando que eles saibam que você gostou do seu post em especial e que você fez o link a ele no seu artigo. A maioria deles terá o prazer de lê-lo e compartilhá-lo com seus leitores se eles gostarem do meu post, o que já lhe garante ai um possível novo publico a engajar-se nos seus posts.
Antes de publicar o post, veja cuidadosamente se você esqueceu de mencionar o trabalho de alguém e fazer essa ligação.
Observe que, embora você pudesse citar alguém por uma questão de conseguir um pouco de tráfego extra, eu recomendo que faça links apenas para mensagens e recursos que agregam valor para o seu post, e não somente por trafego.
O que os seus leitores devem fazer depois de ler seus posts?
Blogs podem ter muitos propósitos, mas cada post deve ajudá-lo a realizar um objetivo em particular.
No final de um post do seu blog, você deve transmitir um pouco de sabedoria para os seus leitores ou ter discutido um problema importante ou tópico.
Há duas coisas que você deve incluir no final de cada post:
Enquanto para você pode estar óbvio o que os leitores devem fazer depois que ler seus posts, isso normalmente pode não parecer tão óbvio para eles.
Você precisa soletrar. Diga-lhes exatamente o que eles devem fazer com a informação no post.
Em segundo lugar, incluir algum tipo de chamada à ação (Botão Call To Action – CTA). Neste ponto, eles leram todo o seu post, então eles obviamente acharam útil. Esta é a sua chance de perguntar através de um CTA o próximo passo a seguir.
CTAs comuns incluem pedidos a seus leitores a comentarem, respondendo a uma pergunta, pedindo-lhes para compartilhar na mídia social, ou pedindo-lhes para se inscrever na sua lista.
Você pode achar que um tipo de CTA é mais importante para o seu negócio do que o outro, então se concentrar nisso, e misture com os outros, quando apropriado.
Como acompanhar o sucesso?
Uma das coisas mais difíceis sobre blogs é acompanhar os resultados.
Nem todas as mensagens são criadas iguais. Algumas levam semanas para escrever, outros demoram horas. Alguns têm imagens personalizadas, alguns não. E quase todos os posts de abordam temas diferentes, o que os torna difícil comparar.
Enquanto nós geralmente olhamos para ver se nós aumentamos o número de backlinks, comentários ou ações durante um longo período de tempo, essas métricas não são muito úteis quando se determina se um único post é bem sucedido ou não.
Mas também sabemos que a grande maioria dos resultados vem na primeira semana ou duas de publicar um post. Isso nos dá um prazo que podemos usar para avaliar os resultados de cada post individualmente.
Antes de escrever o post, e enquanto você está editando o post, pergunte-se como você vai medir seu sucesso. Algumas mensagens são feitas para gerar links e ações sociais, por exemplo. Outros são feitos para gerar discussão etc. No entanto, outros são escritos para construir relacionamentos com pessoas. Um post pode estender a mão e entregar algo de valor.
Você deve analisar regularmente os resultados dos seus últimos posts. A ideia é não somente considerar cada falha ou sucesso, mas aprender o que funciona e o que não funciona para o seu negócio e seu público.
Conclusão
Estas são perguntas simples que você deve perguntar a si mesmo através de seu processo de escrever artigos para blog, para garantir que você não se esqueça de nada importante.
A consistência leva ao sucesso. Adquira o hábito de rever estes tópicos quando escrever cada post, e você irá produzir um conteúdo melhor e mais regular.
Qual sua opinião sobre esse tema?
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