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Marketing de Conteúdo: 7 passos para obter sucesso

by sucessoempreendedorexpert
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Marketing de Conteúdo: 7 passos para obter sucesso.

Você está satisfeito com os resultados que tem com o seu marketing de conteúdo?

Se não, você pode estar deixando passar despercebido uma parte desse quebra-cabeça.

Quando você aplica alguns aspectos-chave do marketing de conteúdo, você terá bons resultados.

No entanto, se você aplicar isso de uma maneira não correta, você terá um crescimento lento com pouco sucesso.

Porém, isto é um tanto comum acontecer.

E isso acontece porque a maioria confia demasiadamente em táticas.

Você provavelmente deve conhecer diversas táticas para criar um bom conteúdo para seus leitores e para promovê-lo.

Mas você também vai notar que quando você usa as mesmas táticas que já foram usadas outras vezes, isso pode dar certo só por algum tempo.

E esse á o ponto chave a ser usado nas suas táticas: uma abordagem diferente de conteúdo para cada situação específica.

A maioria dos empreendedores leem os mesmos posts sobre dicas e estratégias, mas apenas 30% deles consideram este conteúdo eficaz.

Muitos empreendedores até entendem o que fazer, mas não o por que eles deveriam fazer.

E isto parece ser algo sem muita importância, mas é fundamental.

Se você não compreende por que você deve usar uma tática em particular, você não vai saber quando ou como usá-la. Isto significa que você está andando no escuro e os resultados serão dispersos.

Quero então compartilhar com vocês algo que andei pesquisando sobre o marketing de conteúdo e como você deve aplicá-lo.

Depois que você aprende como isso afeta seu conteúdo de modo geral você irá sentir mais confiança na aplicação das suas estratégias.

Passo 1: O que seu conteúdo deve fornecer?

Isso é algo que cada empreendedor deveria entender como a espinha dorsal dessa questão.

Marketing de conteúdo é focado em fornecer valor para o seu público-alvo.

Não importa o tipo de conteúdo que você cria, você deve maximizar o valor para o seu leitor.

Observe que eu disse “valor para seu o leitor.”

Um dos erros mais comuns é definir valor com base em suas próprias preferências, opiniões e experiências.

Os leitores do seu blog não necessariamente encontrarão o mesmo valor ou interesse como você o faz.

É importante que você se lembre que o valor será sempre definido pelo seu público-alvo.

O aumento do tráfego, ações, comentários positivos, curtidas, e-mails, etc., são sinais de que você está oferecendo valor para os seus leitores.

Quanto mais valor você oferece mais receberá em troca.

Sinais do conteúdo de alto valor: Cada conteúdo de acordo com seu público-alvo e nicho de mercado terá um valor especifico e você deverá definir como funciona essa agregação de valor ao seu conteúdo com base no feedback que tenha recebido, como descrito anteriormente.

Porém, existem quatro características comuns do conteúdo de alto valor. Essas características permanecem fixas em praticamente qualquer nicho:

  1. É didático – Seu público nem sempre saberá implementar algo que você está apenas descrevendo. Por isso muitas vezes é fundamental mostrar o passo-a-passo para fazer algo (como mostra a foto).

passo-a-passo

  1. Novidades – Repetir sua mensagem sobre determinados temas, pode ajudar seus leitores a compreender ou aplicar algo pela primeira vez. Porém, cada parágrafo de conteúdo deve ter pelo menos um ou dois fatos novos, conclusões, táticas, etc. A maioria das pessoas valorizam aprender coisas novas.
  2. Ótimo Design / Legibilidade – Todo o conteúdo do seu blog deve ser escrito de maneira altamente legível. Escolha um tipo de fonte legível que minimize as distrações, e formate de maneira clara, e inclua boas imagens.
  3. Embasamento com dados e fontes – a maioria dos seus leitores precisam ser convencidos de que o caminho que você propôs é o melhor caminho. Para isso você precisa citar pesquisa de especialistas e dados estatísticos.

dados-e-estatistica

Exemplos de conteúdo de valor: Uma das partes mais difíceis da criação de conteúdo é discernir o que é e o que não é de conteúdo de alto valor.

O conteúdo de valor apresenta-se de muitas formas.

A melhor maneira de aprender sobre ele é vê-lo.

É possível dizer (sem generalizar) que você está olhando para um bom conteúdo pelo alto número de interações sociais e comentários que ele tem.

interação-social

Você também deve olhar para outras formas de conteúdo.

Por exemplo, “Minute Physics” (O minuto da Física) é um canal de YouTube extremamente popular. Seu público adora os vídeos curtos que simplificam temas complexos da Física de forma prática (com ilustrações divertidas).

 

minuto-da-fisica

 

Esse público não quer saber todos os detalhes de Física (que levariam dias ou semanas para aprender); eles só querem aprender algo e/ou esclarecer dúvidas em um minuto ou dois.

Maneiras de melhorar o valor do seu conteúdo: Você que já está criando seu conteúdo, pode ainda não estar recebendo os resultados que você deseja.

Existem três mudanças simples que você pode fazer para melhorar a qualidade do seu conteúdo.

A primeira mudança e a mais importante, é diminuir a quantidade. (Por mais estranho que possa parecer…)

Não há nenhuma vantagem em postar toneladas de posts até que você esteja seguro de que pode produzir conteúdo que o público considera de alto valor.

É melhor criar menos conteúdo de alta qualidade do que maior quantidade de conteúdo de qualidade inferior, e investir seu tempo fazendo com que o seu conteúdo seja o melhor possível.

A segunda mudança que você pode fazer é convidar outros profissionais para ajudá-lo a criar o melhor conteúdo com você.

A maioria dos grandes posts que você vê nos blogs de renome foram escritos com a ajuda de um especialista no assunto.

Isso ajuda a criar um conteúdo mais completo em áreas onde você não é tão experiente como gostaria de ser, isso agregará mais valor ao conteúdo.

Isso vai custar dinheiro, mas muitas vezes é um bom investimento a fazer.

A Terceira mudança: se você não for muito bom em uma determinada parte da criação do conteúdo, como o design, edição, formatação, etc., contrate um freelancer.

Um bom exemplo são os infográficos que estão em alta, mas não é todas as pessoas que sabem desenvolve-los, portanto nesses casos a terceirização da tarefa pode ser uma boa opção.

Passo 2: Conteúdo Personalizado

O marketing de conteúdo é em poucas palavras entregar valor em forma de conteúdo aos seus leitores, com o propósito de estabelecer relacionamento e confiança com o seu público.

Além da entrega de valor aos seus leitores, você deve também se posicionar sobre o tema que está tratando sem ser tendencioso, estimulando a busca de conhecimentos e o próprio ponto de vista dos seus leitores.

Então explique por que você acha que algo é bom ou mau para o leitor.

Você pode estar errado às vezes, e isso é bom, pois você aprenderá com isso. Os seus leitores querem saber que por trás do conteúdo que estão lendo, há uma pessoa real que se preocupa com eles e com seus questionamentos, não apenas alguém que está simplesmente postando sem se importar com a opinião alheia.

personalize-seu-conteudo

Como sua personalidade se destaca no seu conteúdo? 

Sua personalidade e opinião se mostra no seu conteúdo com base na linguagem que você usa e da maneira que você escreve.

Deve soar da mesma forma que você faria se estivesse tendo uma conversa na vida real.

Seja autênticoO ponto crucial na criação de conteúdo é refletir quem você é. Se outro blogueiro começou a usar uma expressão que tenha caído no gosto popular, você não obterá sucesso usando a mesma expressão.

É difícil criar uma personalidade simpática a partir do zero.

É muito mais fácil para criar seu conteúdo com base nos traços simpáticos que você já tem.

Você deve estar se perguntando agora: E se eu não for tão simpático? Essa é uma preocupação comum e perfeitamente compreensível.

Poucas pessoas de fato são queridas por todos. Da mesma forma poucas pessoas são odiadas por todos. Há sempre um meio termo, um caminho por onde é possível seguir.

Diversos escritores usam uma linguagem ofensiva, ou seja, palavrões, em seu conteúdo e utilizam esse recurso regularmente para chamar a atenção.

Não que você deva seguir por esse caminho para conseguir chamar atenção, porque não é somente isso que você quer, você deseja (acredito eu) ter leitores fieis a qualidade do seu trabalho no geral e não apenas por seu comportamento, um tanto diríamos, diferente.

Não se preocupe em agradar a todos. Seja verdadeiro, e você vai construir relacionamentos fortes com um pequeno grupo de leitores que serão cruciais para seu sucesso a longo prazo.

Seja mais verdadeiro em seu conteúdoSer autêntico é muito difícil. Uma técnica que pode ajudar é elaborar o seu conteúdo e em seguida, gravá-lo lendo seu conteúdo em voz alta.

A maioria dos smartphones tem um gravador embutido. Quando você ouvir a sua gravação, você vai perceber que você fala de uma maneira única e pode até mesmo inserir palavras para tornar seu discurso mais natural.

Adicione estas palavras (quando eles fizerem sentido no contexto do post), e adicione pontuação e formatação diferenciadas para dar ênfase ou mudar a forma como o público lê o seu conteúdo.

Passo 3: Seu conteúdo convence seu leitor que seu ponto de vista é correto

Parte disso foi explicado no primeiro princípio. Ser persuasivo não só agrega valor ao seu conteúdo, mas também serve como uma ferramenta importante do marketing de conteúdo.

Se você não é convincente, como você fará seus leitores voltarem ao seu blog outra vez e confiar em você?

Lembre-se que ser persuasivo e convincente jamais deve ser confundido com tentar manipular os seus leitores.

Para fazer o seu conteúdo tornar-se convincente, é necessário:

  • Uma posição clara sobre o tema
  • Pesquisa que embase seu argumento
  • Especialistas que o apoiam

Outra forma convincente para apoiar o seu ponto de vista é citar especialistas ou mesmo levá-los a contribuir com seu conteúdo.

Quando for possível, prefira citar um estudo e/ou pesquisa feita a respeito do tema que está tratando.

Dê exemplos de pessoas respeitáveis e marcas que utilizam as técnicas e estratégias que você menciona em seu conteúdo.

Quando seus leitores perceberem que essas pessoas praticam ou compartilham o que você está dizendo, isso soma pontos para sua credibilidade.

Como convencer os leitores com seu conteúdo? 

Isso é relativamente simples de fazer.

Você precisa primeiramente definir um tema para investigar, encontrar dados de apoio e em seguida, criar seu conteúdo.

A pior coisa que você pode fazer é escrever um grande post sobre um tema e, em seguida, descobrir que não há dados credíveis para apoiar o seu ponto de vista, por isso é bom planejar com antecedência.

Primeiro de tudo, encontre as estatísticas, e adicione-as ao seu conteúdo.

Para a maioria dos temas, você pode ir na pesquisa do Google e digitar: tema + estatísticas.

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Então, gaste entre 5 a 10 minutos, ou mais se preferir, olhando os resultados, e escolha aqueles que ajudam a apoiar seu ponto de vista sobre o tema.

Em seguida, leia o que os líderes do seu nicho têm escrito sobre temas semelhantes.

Você pode também pesquisar algo como:

Palavra-chave + nome do líder do seu nicho

Você pode também enviar um e-mail a este especialista e pedir-lhe para responder a uma pergunta específica. Em seguida, insira a resposta em seu conteúdo.

Essa opção leva mais tempo, mas você pode obter um conteúdo exclusivo, e o líder desse nicho pode ainda ajudá-lo a promover o conteúdo, que faz referência também a ele que o respondeu.

Passo 4: Seu conteúdo deve entregar o que promete

Aí está o principal motivo que fará com que as pessoas continuem a voltar no seu blog ao invés de qualquer outro blogueiro do nicho.

É por isso que quando você vende um produto, seu público vai saber que é uma oferta que irá adicionar ainda mais valor a suas vidas.

Você tem que ganhar a confiança.

No entanto, a confiança é também muito fácil de perder.

Se você não cumprir uma promessa, você perde essa confiança. Se o seu público já se sentiu enganado, você perde essa confiança.

E é muito difícil ganhá-la de volta.

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As promessas do seu conteúdoOs criadores de conteúdo fazem promessas para os seus leitores de várias maneiras.

A mais comum é a manchete.

Seu título frequentemente afirma um benefício.

Por exemplo:

Como fiz para ganhar R$ 10.000 por mês e como você pode fazer para ganhar ainda mais.

Isso é uma promessa. Você está dizendo que o leitor pode encontrar uma resposta em seu conteúdo que permitirá obter esse resultado.

Mas se dentro de seu post, eles não encontrarem meios de fazer isso, a maioria dos leitores vai se sentir enganado.

Esteja ciente de que você precisará entregar exatamente o conteúdo prometido na sua manchete.

Muitas vezes, trata-se de algo pequeno que vai mudar sua vida.

Você precisa se lembrar este princípio em todo o seu conteúdo. Se você está dizendo a seus assinantes sobre um produto que você está vendendo, você precisa ter certeza de que o produto é tão incrível como você diz que é.

A confiança é o recurso mais valioso que você tem. Não jogue fora.

Passo 5: O conteúdo não é uma ação isolada

Todos os grandes produtores de conteúdo sabem de uma coisa:

Para ser bem-sucedido com marketing de conteúdo, você precisa ser consistente.

É extremamente raro que uma parte do seu conteúdo seja suficiente para gerar leads regularmente.

Os únicos tipos de conteúdo que podem fazer isso são conteúdos gigantescos como novelas e filmes.

No caos do conteúdo on-line a coisa é um pouco diferente. Não se libera enormes pedaços de conteúdo como numa novela.

O conteúdo e concentrado em pedaços menores, com foco no conteúdo.

Costumo ver blogueiros que se queixam que eles não estão crescendo rapidamente quando na verdade o que eles estão fazendo é postar um ou dois artigos 500 palavras por semana.

Parece pouco, mas não é.

Se eles permanecerem nessa consistência durante algum tempo, eles provavelmente irão produzir uma quantidade razoável de tráfego orgânico e confiável.

Infelizmente a maioria dos blogueiros desistem antes disso.

Dar o devido valor ao seu público é construir um relacionamento de confiança. Não existe atalhos, isso leva um certo tempo.

A maioria dos grandes blogueiros não conseguiram centenas ou milhares de leitores do dia para a noite.

Você está disposto a ter esse comprometimento? Pois é isso que o marketing de conteúdo vai exigir.

Como manter-se consistente e evitar o desgaste físico e mental: 

burn-out

Após definir suas expectativas, existem quatro coisas que você deve fazer para manter sua consistência.

A primeira, e mais importante, é criar uma programação de conteúdo.

Planeje seu conteúdo previamente, ele não precisa ser complicado. Você pode até mesmo usar uma planilhas para organizar o assunto, quando pretende postar, entre outros detalhes.

Outro tipo de programação que vai funcionar é um calendário, lembrando você das suas futuras postagens. Se você nunca usou um antes, experimente oGoogle Calendar, que é relativamente simples para começar e lhe enviará alertas das suas futuras publicações a serem feitas.

A segunda coisa que você precisa fazer é produzir uma quantidade razoável de conteúdo.

Talvez você não tenha tempo ou experiência para postar diversas vezes por semana.

Tudo bem.

Você vai crescer pouco a pouco e ficará mais consistente nas suas postagens.

Comece postando uma vez pelo menos a cada duas semanas no máximo, até a sua frequência mudar para pelo menos um post por semana ou mais quando você sentir que você pode

Em terceiro lugar, você precisa transformar o seu conteúdo na sua prioridade.

Dedique tempo suficiente especificamente para a criação do conteúdo, de modo que isso se torne uma prioridade a ser realizada.

Cada parte do conteúdo é importante, mesmo que você não acompanhe esse crescimento após postar.

Finalmente, escreva sobre temas que você gosta. Essa é a maneira mais fácil para se manter motivado, e de produzir conteúdo constantemente.

Não há nada que você possa fazer por muito tempo com sucesso se não for feito com amor.

Passo 6: Se conteúdo deve se destacar dos outros

O conteúdo necessário e sua eficácia está sempre mudando.

Algum tempo atrás, você poderia postar artigos com 500 palavras e obter resultados interessantes.

Isso vem mudando atualmente.

No marketing de conteúdo, o seu conteúdo deve ser muito melhor do que o da concorrência. Essa é a única maneira para você se destacar, e é uma das principais razões por que o seu leitor iria segui-lo ao invés de outra pessoa.

Os blogueiros têm escrito sobre quase todos os temas.

Quando você procura por uma palavra-chave, você pode ver ótimos conteúdos na pesquisa (Embora o Google nem sempre classifique o conteúdo mais recente de início).

Poderia por exemplo pesquisar por:

Princípios de Marketing de Conteúdo efetivo

principios-do-marketing-de-conteudo

O próximo passo filtrar e analisar os melhores resultados.

Como garantir que o seu conteúdo será o melhor: Você deve dedicar-se para que cada conteúdo seja o melhor possível.

Isso pode ser feito em 4 etapas:

  1. Pesquise sua concorrência – Use o Google e ferramentas de pesquisa para encontrar o conteúdo mais relevante para um tema que você queira tratar.
  2. Pesquise a competitividade – Anote os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.
  3. Combine os pontos fortes – Se sua concorrência fez algo muito bom, tentar iguala-los ou supera-los nessas áreas.
  4. Corrigir fraquezas – Sua maior oportunidade para destacar-se e melhorar é analisar a sua concorrência nas suas fraquezas e melhorá-las através do seu conteúdo.

Passo 7: Seu marketing de conteúdo deve sempre evoluir

O último passo é um dos mais importantes:

Seu marketing de conteúdo não deve ficar parado no tempo.

Se você sentir que tem tudo sob controle, pense melhor e reveja seu caminho.

Técnicas tornam-se menos eficazes com o passar do tempo, e adotar (ou inventar) novas técnicas é o que irá mantê-lo bem-sucedido.

Outro exemplo é a criação de infográficos.

Eles são umas das principais fontes de novos visitantes que apreciarão o trabalho feito no seu blog.

Os infográficos também estão em constante evolução com novas opções de design e interatividade para prender a atenção do seu leitor.

O Marketing de conteúdo está sempre evoluindo, então certifique-se que você e suas técnicas estão evoluindo junto.

Finalizando

Técnicas são importantes para um marketing de conteúdo bem-sucedido.

Aplique os passos ensinados nesse post.

Se você entender esses passos, você não só aplicará essas técnicas de forma efetiva, como também será capaz de produzir um bom marketing de conteúdo para os seus próximos posts.

Deixe sua opinião abaixo e compartilhe esse post com seus amigos nas suas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar dessas técnicas.

Muito obrigado por ler e até o próximo post!

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