Qual a melhor plataforma para o seu blog?
Quando você está começando a blogar podem surgir dúvidas sobre qual a plataforma para começar. Você provavelmente terá essa dúvida: Qual a melhor plataforma para o seu blog?
Quando você está aprendendo mais sobre mídias sociais e blogs, talvez a plataforma mais simples para utilizar seja o Blogger. O Blogger é uma plataforma super fácil de usar, porém nem de longe tão poderosa quanto outras plataformas que você vai ver aqui. Muitas pessoas que estão começando sequer conhecem outras plataformas.
Pesquisando melhor as opções que tinham disponíveis, eu ia de plataforma em plataforma, WordPress.com, Tumblr e finalmente, o auto hospedado WordPress.org.
Escolher a plataforma certa para o seu blog faz a diferença para ter sucesso como blogueiro.
É importante que você escolha uma plataforma que lhe dê todo o suporte necessário para evitar que você fique pulando de plataforma em plataforma.
Para lhe ajudar a definir a melhor plataforma para você, continue lendo esse post com um resumo dos prós e contras das plataformas de blogs mais populares:
WordPress.com
Preço: Grátis (alguns recursos são pagos)
Com toda a certeza você já ouviu falar sobre o WordPress, a plataforma de blogs mais popular do mundo. O WordPress tem duas plataformas diferentes: WordPress.com e WordPress.org.
A principal diferença é que os sites do WordPress.com estão hospedados no servidor WordPress e os sites WordPress.org são hospedados em um servidor externo. Se você não quer se preocupar com uma tonelada de opções de personalização, WordPress.com é a melhor escolha.
Você não poderá adicionar plugins, instalar temas personalizados ou editar o seu código do blog, mas você vai ter uma plataforma de blog básica, gratuita e fácil de usar. Se você quiser opções mais avançadas e personalizadas, é muito fácil mudar para WordPress.org.
Eu recomendo usar esta plataforma WordPress.com se você estiver começando a blogar para ter a experiência de começar um blog ou o WordPress.org se você já está comprometido a investir tempo e dinheiro em um blog para torna-lo personalizado e profissional.
Blogger
Preço: Grátis
Apesar de ser uma plataforma simples de utilizar, (principalmente para quem quer ter um blog sem muito trabalho e detalhes), o Blogger pode deixar a desejar no quesito personalização. A navegação é fácil e é integrado com todos os Apps do Google, mas se você quiser personalizar seu site, você tem de entender de HTML. E geralmente quem está começando tem pouco ou nenhum conhecimento em programação. O Blogger tem widgets disponíveis para modificar a aparência do blog, mas é voltado para exibir os produtos do Google no seu blog.
Se você quiser um setup simples de mexer e configurar o Blogger é uma boa escolha para você. É fácil de editar e publicar os posts e tem ferramentas para modificá-lo conforme precisar, mas esteja avisado que algumas configurações exigem conhecimento em HTML. A medida que o seu blog crescer você verá que existem outras opções que podem lhe atender com mais propriedade.
Tumblr
Preço: Grátis
Agora propriedade do Yahoo, Tumblr é uma plataforma muito interessante. Como os sistemas de gerenciamento de conteúdo anteriores, Tumblr é fácil de configurar e começar a blogar.
No quesito opções de personalização, ele é muito semelhante ao Blogger ou WordPress.com, mas um dos seus principais pontos fortes é a sua cultura e a sua comunidade.
Os Blogs do Tumblr geralmente contêm imagens, gifs ou vídeos, sem textos muito grandes. A comunidade do Tumblr também é acessível para reblogar conteúdo de outras pessoas graças a função “reblog” da plataforma.
As outras plataformas também dispõem deste recurso, porém no Tumblr a cultura e a comunidade da plataforma é bem unida. Se este é o seu estilo, essa plataforma é ideal para você.
Medium
Preço: Grátis
Desenvolvido pelos co-fundadores do Twitter, Medium simplifica o trabalho de blogar, apresenta uma tela limpa para publicar artigos. A Plataforma Medium tornar mais fácil para qualquer um com uma conta no Twitter escrever, compartilhar e analisar seus posts.
Uma desvantagem para Médium, é o seu modelo padronizado. Você não pode personalizar da maneira que você pode com quase todas as outras plataformas. Mas essa é a grande vantagem também, simplicidade e facilidade de leitura sem muitas propagandas e poluição visual. Os leitores entendem e consomem melhor o seu conteúdo.
Médio hospeda todo o conteúdo para os usuários do Medium.com, assim como faz o WordPress.com, o que pode ser usado de uma maneira inteligente para direcionar trafego para um outro lugar que você precise como uma landing page ou até para outro blog que você tenha hospedado em outra plataforma.
Outra vantagem é que os seus leitores podem “seguir” como fariam com os seus próprios perfis do Twitter. Medium oferece muitas oportunidades como a seção Top 100 , que exibem as 100 melhores postagens do mês anterior trabalhada por editores e que todos os usuários recebem e visualizam.
A plataforma Medium é ideal para quem deseja publicar posts sobre tudo, mas querem evitar o aborrecimento de criar uma conta como em qualquer outro CMS (gerenciador de conteúdo) além da criação, concepção e hospedagem do seu próprio blog
WordPress.org
Preço: Plataforma gratuita
(Os custos ficam por conta da hospedagem e outros recursos que se queira implementar)
O WordPress.org é de longe uma das mais utilizadas plataformas para blog do mundo. Pelo menos 25% dos blogs no mundo todo são eitos utilizando WordPress. Seja para blogs pessoais ou para sites profissionais. Embora haja um pouco de coisas a se aprender de início, é uma das plataformas de blogs mais flexíveis e personalizáveis existentes.
Se você domina as linguagens de programação você pode ir no código do seu blog e modificá-lo. Se você não for bom em programação, você pode utilizar os plugins e temas que adicionam centenas de funções ao seu blog sem ter que modificar manualmente nenhuma linha de código. Possui também uma ampla e ativa comunidade de desenvolvedores, portanto sempre haverá ferramentas novas além temas/plugins disponíveis para você utilizar.
No entanto começar com o WordPress.org pode ser um desafio, especialmente se você não tiver nenhum conhecimento técnico. Você terá que fazer o download de um cliente FTP e um serviço de hospedagem profissional. Isso pode ser um pouco trabalhoso para um blogueiro iniciante, mas ainda assim pelos recursos e possibilidades do WordPress vale a pena o investimento!
Squarespace
Preço: a partir de $5 por mês
A plataforma Square Space segue uma linha de desenvolvimento parecida com o Wix. É uma boa opção para aqueles que desejam personalizar um blog, mas não tem conhecimento para programa-lo e modifica-lo.
É intuitivo de usar com um sistema de construção de opções de personalização do tipo arrasta e solta.
Há várias opções também para você expandir os seus negócios para outras plataformas de modelos como lojas virtuais, sites de negócios entre outros.
Se quer fazer uma landing page simples ou um site de comércio eletrônico, Square Space oferece diversas opções muito interessantes.
Embora seja fácil de manusear, ele não tem os plugins e tema que possui o WordPress, portanto você precisa inserir os códigos manualmente em seu blog para obter funções diferenciadas.
Typepad
Preço: 14 dias grátis e preços a partir de $8,95 após este período.
Se você gosta de utilizar o WordPress.com por acha-lo simples e acha o WordPress.org um pouco complexo, o Typepad é recomendado para você. Assim como o WordPress.com, os blogs do Typepad são todos hospedados no servidor deles, mas você tem um monte de opções de personalização disponíveis para dar a sua cara ao seu blog.
Embora um ouco mais difícil que o WordPress para edição de códigos, ele oferece mais temas e plugins do que WordPress.com. Se você está procurando uma plataforma intermediária entre WordPress.com e WordPress.org, o Typepad é uma boa opção para você.
Weebly
Preço: Grátis por um mês (preços a partir de $8 por mês)
Weebly é uma ferramenta muito fácil de usar para criar sites e blogs. É um dos mais fáceis no estilo arrastar e soltar para criação de layouts e conta com recursos de SEO agregados.
Como toda ferramenta do tipo arrastar e soltar para criar seu site e/ou blog, em certos casos faltam certas opções de personalização para não deixar seu projeto tão padronizado e isso pode incomodar um pouco principalmente quem já é um blogueiro um pouco mais experiente e deseja sempre estar modificando algo no blog.
A edição do HTML e CSS é um pouco complexa para quem está iniciando. Os preços da plataforma Weebly após o período grátis, competem de igual para igual com outras plataformas com mais opções de personalização e edição como o WordPress o que pode tornar o Weebly não tão atrativo para alguns blogueiros mais experientes.
Drupal
Preço: gratuito (Alguns recursos pagos, consultar preços no site ou na comunidade Drupal)
Drupal é mais que um sistema de gerenciamento de conteúdo, ele é muito mais que uma plataforma de blogs. Você pode não somente para criar um blog, ele é usado também para criação de sites corporativos, fóruns, lojas virtuais, portais e muitos outros, por esse motivo não é tão fácil de usar como os outros gerenciadores de conteúdo para blog. Assim como no WordPress, você precisa ter sua própria hospedagem para usar o Drupal, e o software é um pouco difícil para navegar.
O Drupal é uma plataforma extremante poderosa que permite a criação de diversos projetos web conforme sua necessidade, porém para iniciantes não é nada fácil aprender lidar com esse gerenciador de conteúdo, embora na internet hoje em dia exista tutoriais em vídeo para qualquer tipo de necessidade, a curva de aprendizado para lidar com o Drupal é um pouco mais longa que as demais plataformas. Mas é uma plataforma excelente para quem aprende usá-la.
Joomla
Preço: gratuito por um mês (após este período preços a partir de $20)
Assim como o Drupal, o Joomla é um sistema de gerenciamento de conteúdo destinado a sites corporativos, portais e etc. ao invés de blogs. É uma plataforma tão robusta quanto o Drupal para quem está iniciando com blogs, talvez muito mais do que você vai precisar de início.
É também uma plataforma relativamente cara assim como o Drupal para quem está iniciando embora suas funcionalidades sejam indiscutivelmente poderosas para criação de diversos conteúdos. Não é à toa que as grandes empresas no mundo utilizam Drupal ou Joomla em seus projetos.
Definir qual a melhor plataforma para o seu blog é uma decisão pessoal, o que funciona para um pode não funcionar para outro. É muito importante você pesquisar para decidir o que se encaixa melhor à sua necessidade.
Deixe seu comentário e me diga como é a sua experiência com a criação de blogs e quais são as suas dificuldades para que eu possa ajudá-lo.
Obrigado por sua atenção e até o nosso próximo post.