Estratégia de mídia social que funciona.
Todo mundo faz isso parecer fácil. Postar algumas vezes no Facebook, Twitter, Linkedin, etc. e o tráfego surgir aos montes. Na realidade, é não fácil assim. E como com qualquer outra coisa, você precisará gastar algum tempo aprendendo como fazer corretamente. Mas é possível.
Você deve se preocupar com o tráfego das redes sociais, porque é uma das maiores referências de tráfego à sua disposição. No início de 2015, o tráfego de mídia social, era composto por 31% do tráfego total. Enquanto alguns tipos de tráfego social têm uma reputação difícil de converter, no geral, o tráfego de mídia social é muito empenhado. E este é apenas o começo. O tráfego de mídia social continua a crescer ao longo do tempo, por isso nunca é tarde demais para começar.
Mas você precisa de uma estratégia que funcione. Você precisa aprender.
- A única razão pela qual a maioria dos blogs não consegue gerar um tráfego significativo de mídia social.
- As redes de mídia social que são melhores para o seu negócio.
- Como entender e envolver o seu público nas mídias sociais.
- Quantas vezes você precisa postar e como fazê-lo com o mínimo esforço.
- Como atrair mais tráfego do que você já tinha antes.
Consistência é a chave
Uma boa estratégia de mídia social irá beneficiar o seu negócio de muitas maneiras:
- Mais tráfego.
- Construção de relacionamento.
- Melhor satisfação do cliente / retenção.
- Melhor serviço ao cliente.
Aqui está chave de uma mídia social eficaz que muitas vezes fica de fora: aconsistência.
Veja no decorrer deste post o que considero uma estratégia completa de mídia social.
Se você executá-la por um dia, você vai ver pouco ou nenhum resultado.
Se você executá-la por um mês, você vai ver alguns resultados.
Se você executá-la por um ano, você vai ver um significativo resultado de tráfego.
Se você está procurando algum segredo mágico, aqui você não vai encontrá-lo. Mas se você é dedicado a construção de tráfego sustentável e sério em longo prazo para o seu negócio, continue a ler.
Comprometa-se com a estratégia e os resultados virão no futuro, sem que você tenha que se preocupar com eles.
Passo 1: Seja presente dentro das mentes dos seus leitores
O fundamento de uma estratégia de mídia social é entender quem é seu público-alvo e por que eles usam as mídias sociais. Para fazer isso, precisamos utilizar dados demográficos e psicográficos.
Demografia: Demografia refere-se a estatísticas que descrevem um grupo de pessoas. Eles incluem:
- Localização
- Idade
- Gênero
- Renda
- Nível de Educação
- Religião
- Etnia
- Estado civil
- Número de Filhos
Nem todos estes dados serão relevantes para o seu negócio. Determinar sua demografia vai depender se já tem ou não um site e tráfego. Se você não tem um site ou tráfego ainda, o que você precisa fazer é encontrar um site semelhante (o mais semelhante possível) e usá-lo como referência para sua análise.
Se você tem um site que tem o tráfego, você tem algumas opções. Primeiro, você pode usar o site Alexa . Insira o seu site ou um do concorrente do na barra de pesquisa no topo. Quanto mais popular é o site, mais preciso será o resultado dos dados. Outra opção é usar o Google Adwords e as opções Planejador de Palavras Chave e o Display Planner.
Digite uma palavra-chave que descreve seu nicho de mercado.
Uma vez que você clique no botão azul para apresentar as sugestões, a próxima tela mostrará idade útil e informações de gênero no topo:
Tente várias palavras-chave para ter uma idéia concreta de seu público-alvo. A última maneira de obter informações demográficas é com o Google Analytics (ou sua ferramenta analítica de sua escolha).
No Google Analytics, navegue até “Audiência> Demografia> Visão geral” usando o menu do lado esquerdo. Se você não tiver habilitado isso antes, você pode ter que fazê-lo e esperar 24 horas para obter os dados. Uma vez que os dados são coletados, você vai ver gráfico tanto para idade e sexo. A melhor parte sobre estes dados é que ele representa o público real. É a melhor fonte de informação para você, se disponível. Você também pode encontrar dados semelhantes sobre a localização e linguagem sob a seção “Geo” no seu painel “Audiência”. Grave todos esses dados em um arquivo de texto ou planilha. Veja como ficaria, por exemplo, os dados para um novo site de nutrição:
- Gênero: ligeiramente mais feminino do que masculino.
- Educação: relativamente educado.
- Localização: leitores mais prováveis são de Brasil, EUA, Reino Unido e Índia.
- Idade: média de idade é de cerca de 30 anos. Poucos leitores idosos.
- Renda: provável baixa a média, devido à idade relativamente jovem.
Observe que alguns desses parâmetros são mais definidos do que outros. A primeira vez que você fizer isso, você terá que estimar alguns dados demográficos. Com o tempo, você deve aperfeiçoá-los como você aprende mais sobre seu público real.
Psicográficos: Para compreender verdadeiramente como criar conteúdo e produtos que seu público-alvo realmente queira, você precisa entender mais sobre as perspectivas do seu público sobre a vida.
Perguntas que você deve tentar responder incluem:
- Por que eles querem aprender sobre [seu nicho]?
- Quão importante é o [seu nicho] para eles? (Ou seja, é um hobby ou parte do seu trabalho?)
- Como eles gostam de aprender? (Por exemplo, vídeo, texto, áudio, etc., e de que tipo de dispositivo)
- Que perguntas comuns eles têm sobre o [seu nicho]?
- Quão conhecedores são cerca de [seu nicho]?
Esta é uma parte que a maioria dos empreendedores ignora ou passam por cima, mas ela vai ser crucial para as etapas posteriores nesta estratégia.
A parte difícil é que não há nenhuma ferramenta que você pode conectar um URL do site ou palavra-chave para começar a informação psicográfica. A única maneira de responder a estas perguntas é observar o seu público-alvo.
Antes de ir a alguns lugares para fazer isso, observe que você deve encontrar seu público-alvo exato. Se você está visando àqueles que estão interessados em uma alimentação saudável baseada na ciência mais recente, esse grupo de pessoas vai ser diferente do grupo interessado em nutrição por causa da musculação.
Fonte # 1 – subreddits: Comece pesquisando seu nicho no site de pesquisa subreddit . Há um subreddit para quase todas as comunidades que se possa imaginar, é por isso que este é um bom lugar para começar.
No meu exemplo, eu procurei por “Affiliated marketing”, ou marketing de afiliado em inglês, pesquisar em inglês muitas vezes podem trazer mais resultados na busca.
Com base nestes resultados de pesquisa, encontre uma comunidade relevante com pelo menos alguns milhares de assinantes. No exemplo que citei acima a comunidade conta com 2.948 membros.
Em seguida, você simplesmente tem que ler o conteúdo da comunidade. Se você não estiver familiarizado com Reddit, leia este guia para entender o que você está procurando em primeiro lugar. Muito rapidamente, você vai começar a ver as mesmas perguntas e respostas e que deseja. As perguntas e as respostas vão te dizer o que as pessoas estão interessadas em aprender, enquanto as respostas mais votadas vai ajudar você a entender como eles gostam de aprender sobre algo. Além disso, você pode clicar no filtro “top” na parte superior para ver os posts mais populares.
Alguns subreddits serão dominados por vídeos ou imagens. Neste caso, a maioria das mensagens são texto ou links para artigos (que são suportados por imagens). Isso por si só diz-lhe como esta comunidade gosta de consumir informação.
Depois de olhar para as primeiras 100 comunidades mais ou menos, eu já posso ver a comunidade de nutrição, por exemplo, se preocupa com:
- Derrubando mitos (ou seja, colesterol nos ovos é insalubre)
- As orientações nutricionais atuais (e por que eles estão errados)
- Aprendendo sobre nutrição (bons cursos e tutoriais)
- Criando práticas, saudáveis, agradáveis dietas.
Entre outras coisas, eu posso responder a quase todas essas perguntas básicas psicográficas agora e ter uma imagem decente do que este público acredita. Isso também irá ajudar-nos a criar um conteúdo que ressoa melhor com os nossos leitores.
Fonte # 2:. Fóruns Outro lugar onde você pode ver o seu público alvo interagindo é em um fórum. Basta pesquisar no Google por “[seu nicho] fórum,” e você terá uma lista de resultados.
Mais uma vez, tenha cuidado quando escolher fóruns que têm os leitores que você está interessado em atrair. Caso contrário, os resultados serão imprecisos. Há uma grande diferença entre alguém aprendendo sobre nutrição para ser apenas mais saudável e alguém olhando para ganhar massa muscular.
Fonte # 3:. Comentários Encontre um blog popular que se relaciona muito de perto com o seu nicho, isso pode ser uma opção, leia através dos comentários de vários artigos e observe as opiniões dos os leitores.
Passo 2: Escolha os seus canais eficazes
Como eu disse anteriormente, esta é uma estratégia de longo prazo. Você está investindo tempo e recursos na construção de uma sequência nesses canais de mídias sociais. Escolha uma ou duas (três no máximo) canais de mídia social para se concentrar todos os seus esforços e seguir adiante.
Não se preocupe com a falta de tráfego há mais do que tráfego em qualquer rede única grande para construir um negócio. Você obterá melhores (e mais rápidos) resultados se investir tempo e esforço extra em poucas redes do que você faria se espalhasse seus esforços através de muitas redes. Escolha “qualidade ao invés de quantidade”.
Então, quais redes você deve escolher?
Você precisa encontrar uma rede onde seu público está concentrado. Em alguns nichos, você pode ter várias opções. Para outros nichos, pode haver apenas umas poucas opções para escolher.
Comece por estreitar as redes com base em sua idade:
Em uma rede, como LinkedIn, as pessoas estão envolvidas na discussão sobre temas profissionais, não passatempos. Por isso analise bem a rede que você irá utilizar.
Passo 3: Criar um banco de conteúdo de valor
Agora que você entende o seu leitor-alvo um pouco melhor e escolheu um canal ou dois para se concentrar, nós podemos finalmente começar a entregar valor a eles. Quanto mais valor você pode fornecer, mais rápido você vai crescer para seus leitores.
A segunda parte deste é a consistência. Se você compartilhar conteúdo por algumas semanas, em seguida, cair fora por um mês, você não vai continuar a crescer. Ao contrário do tráfego no motor de busca que pode crescer sem você ter que publicar conteúdo, você deve estar continuamente ativo em mídias sociais para crescer.
Conteúdo pode ser qualquer um dos seguintes itens, dependendo da rede:
- Postagens de blog
- Infográficos
- Imagens
- Vídeos
- Piadas
- Citações
- Dicas rápidas
O tipo certo de conteúdo depende de sua rede. Além disso, você não pode simplesmente compartilhar seu próprio conteúdo.
Passo 4: Obter seguidores
Compartilhamento de conteúdo sem seguidores é bastante inútil.
Sem pessoas vendo, lendo e compartilhando o conteúdo que você posta, você nunca vai construir relacionamentos, confiança, ou ver o tráfego significativo.
Começar do zero é difícil , mas possível.
Para você, como para a maioria das redes, a maneira mais eficaz de obter seguidores no início é simplesmente seguir seus usuários-alvo o quanto possível. Uma porcentagem razoável destes irão segui-lo de volta. Quando sua contagem seguidores crescer, você pode seguir outras pessoas a partir do conteúdo que você compartilha e começar a ganhar o crescimento significativo e tráfego.
Reuni alguns dos melhores recursos na obtenção de seguidores em cada rede importante para que você possa planejar sua estratégia e obter seus primeiros seguidores.
Obter seguidores no Twitter:
- Como obter mais seguidores no Twitter (The Ultimate Guide Twitter Tips)
- The Ultimate Guide to Getting seguidores no Twitter
Facebook é em grande parte um site “play-to-play” agora. Para atingir um público alvo você precisa anunciar. Enquanto não é extremamente caro, você precisa de alguns reais por dia para executar anúncios no Facebook.
Independentemente disso, aqui estão alguns grandes recursos que o ajudarão a obter mais seguidores no Facebook:
Obtenha mais seguidores no Linkedin:
- O guia definitivo para uma Estratégia de Marketing de Conteúdo LinkedIn
- Como usar o Linkedin: A última lista de LinkedIn Dicas
Obtenha mais seguidores no Pinterest:
Obtenha mais seguidores no Google+:
- How I Got 10K Seguidores reais em <7 meses
- Como Chegar pelo menos 500 Mais Google+ Seguidores até a próxima semana
Obtenha mais seguidores no Instagram:
Passo 5: Retornos decrescentes
Agora você está começando a acumular alguns seguidores que estão interagindo com o conteúdo que você está postando.
Você vai notar que você pode obter alguns cliques cada vez que você compartilhar algo (dependendo da rede). Em seguida, uma lâmpada se apaga em sua cabeça: “Se eu compartilhei o dobro de posts, quero obter o dobro do tráfego”. Claramente, quando você compartilhar muito, você bateu um ponto de retornos decrescentes. Tal como acontece com a maioria das coisas, você terá que testar a frequência de destacamento para otimizá-la para o seu negócio. Dependendo do público, pode ser necessário compartilhar mais ou menos.
- Facebook:O algoritmo Facebook passou por mudanças significativas nos últimos anos. Agora, os leitores têm mais e mais conteúdo em seus feeds que se move mais rápido do que nunca, o que significa que normalmente você pode ir longe postando com mais frequência.
Descobriu que a frequência ideal depende do tamanho do seguinte da página do Facebook. Acontece que quanto menor sua página é mais rápido você verá retornos decrescentes. A taxa de postagem ideal para uma página pequena (1-200 seguidores) parece ser 16-30 mensagens por mês, ou cerca de uma vez a cada dia ou dois. Os dados mostram resultados semelhantes para páginas de tamanho médio, mas para grandes páginas com mais de 10.000 seguidores, você deve postar no mínimo, 31 vezes por mês, que funciona a uma ou duas vezes por dia.
- Twitter: Enquanto feeds movem-se rapidamente na maioria das redes sociais, o Twitter é completamente diferente. Poucas horas depois, seu post será enterrado sobre centenas de outros. É lógico deduzir que a maioria dos cliques e comentários também ocorre dentro do mesmo período. E porque os tweets têm uma vida útil curta, você precisa postar com mais frequência. Para começar, post entre 5 e 20 vezes por dia. Eu recomendaria 10 no máximo. É possível que os momentos em que menos pessoas estão on-line são os melhores porque menos tweets outros serão compartilhados. Sempre teste.
- Linkedin: opróprio Linkedin criou o guia sofisticado de marketing erevelou que a frequência ideal para posts é cerca de 20 vezes por mês, ou uma vez por dia. Mas, novamente, teste como isso variará.
Passo 6: Como automatizar seu sucesso
Vamos dizer que você descobrir que o melhor momento para deixar é às 3 da manhã Você realmente vai ficar acordado até então apenas para enviar um tweet? Isso seria ridículo. Mesmo se você fosse fazer isso, não vai demorar muito até você simplesmente adormecer antes. Como eu disse no início, a única chave para o sucesso com mídia social é a consistência. A maneira mais fácil de ser coerente é usar ferramentas (muitas das quais são gratuitas) para agendar suas mensagens. Antes de dizer-lhe como automatizar as mensagens em cada rede, quero esclarecer uma coisa: NÃO faça spam para seus seguidores.
Só porque você pode postar 100 vezes por dia, não significa que você deve. Também não significa que você deve compartilhar a mesma mensagem repetidas vezes.
Automatize Twitter com Buffer: Existem alternativas, como Hootsuite, para atualizar seu conteúdo em uma base mais regular e tem algumas outras características importantes que nós vamos ver em breve.
Com Buffer, você começa criando um cronograma de partilha. Clique em “Schedule” uma vez logado.
Você pode clicar nos dias para marcar ou desmarcá-los. Você também pode alterar o número de vezes por dia você postar, bem como tempos de postagem.
Em seguida, clique em “Conteúdo” no menu superior. Você pode ver todos os seus tweets em fila que será publicado nos horários agendados.
Além disso, se você clicar na caixa “o que você quer compartilhar?”, ele irá se expandir e permitir que você escrever um novo tweet. Após clicar em “Adicionar para a Fila”, ele será adicionado ao final.
Automatize Facebook, Linkedin, Pinterest com Buffer: Você pode automatizar essas redes em exatamente da mesma maneira como você fez Twitter. Você criar uma agenda separada para cada rede. Quando você cria um estado de compartilhar, você pode adicioná-lo a qualquer combinação de redes que você gostaria de uma vez.
Para alternar entre os perfis (para definir as agendas individuais), você apenas tem que selecionar a página no menu do lado esquerdo depois de ligar sua página de buffer:
Com Pinterest, no entanto, você vai precisar para mudar para uma conta paga. Há uma versão de avaliação gratuita de 7 dias disponíveis. Existem outras ferramentas para automatizar Pinterest, mas nenhuma das ferramentas gratuitas vale a pena. Além disso, Buffer é um parceiro oficial do Pinterest.
Automatize Google+: Infelizmente, no Google+, você pode automatizar apenas páginas com Buffer, não perfis pessoais. Isso ocorre porque nenhuma ferramenta de terceiros podem usar a API do Google+ pessoal. A melhor alternativa é usar Friends+Me. Depois de se registrar e se conectar a sua conta, você terá que instalar um plug-in do Google Chrome. Quando você clica no ícone, ele irá abrir uma nova guia. Faça seu post como faria normalmente, e clique em “Adicionar a Fila”. Uma vez que você terminar de adicionar, os posts que você gostaria, vá para o painel principal (não do plug-in) e clique em “Schedule” no menu lateral. O resto é muito semelhante ao Buffer. Basta adicionar quantas vezes você gostaria de postar, e está definido.
Passo 7: direcionar mais tráfego para seus posts em mídias sociais
A estratégia esta quase completa. Você está compartilhando toneladas de grande conteúdo, construindo-se seguidores, e maximizando sua exposição de posts. Agora, é o tempo para pensar sobre o que está ficando de fora. Você normalmente compartilha um de seus próprios posts a cada 4-10 mensagens. Para maximizar o seu tráfego, você deve compartilhar posts antigos, bem como novas mensagens, mantendo o seu link promocional para ações não promocionais. Esta é a maneira mais fácil de dobrar ou mesmo triplicar, o seu tráfego. (Uma vez que nem sempre você terá como produzir conteúdo novo a todo instante). Compartilhe-o de vez em quando e em redes diferentes.
Há mais uma chave para maximizar o seu tráfego: não duplicar descrições. Se você faz isso, você está muito mais propenso a ser marcado como um spammer ou ignorado.
Se compartilhar um post no Twitter, por exemplo, escreva várias descrições diferentes:
- Quer criar uma estratégia eficaz de mídia social? Veja como: [seu link]
- Sou capaz de conduzir mais de 8.000 visitas em um mês com esta estratégia de mídia social: [seu link]
- Aprenda passo-a-passo como utilizar corretamente a mídia social – [seu link]
- Descubra se sua estratégia de tráfego de mídia social precisa de um upgrade: [seu link]
Uma dica para explodir seu tráfego: até agora temos focado na construção de uma audiência e visitas para seu website. Mas há dois tipos de usuários de mídia sociais: os leitores regulares (seu público) e os influenciadores. Influenciadores podem ativamente usar uma rede social específica, mas a maioria não. Eles podem usá-la como uma forma de apoiar seus negócios, assim como você e eu. Eles também têm os seguidores, o que poderia significar mais seguidores e tráfego para você. Como você levá-los a expô-lo ao seu público? Depois que eu publicar um artigo, menciono no meu post se ele faz referencia a alguém ou algum profissional de destaque, informo aquele que referenciei e peço para que ele compartilhe o post com o seu público.
Aqui está um modelo básico:
Assunto: eu mencionei [inserir o seu nome do site ou profissional] no meu ultimo post.
Olá [insira seu nome],
Eu só queria que você soubesse que eu sou um grande fã do seu trabalho. Eu gosto tanto que eu realmente [inserir seu site] dentro do meu último post do blog.
[Insira o seu blog URL]
Eu ficaria honrado se você verificasse. E se você gostar compartilhe com seu público.
Seu fã,
[Insira o seu nome]
Nem todo mundo vai compartilhar seu post, mas um número decente vai. A melhor parte é que uma vez que são geralmente no mesmo nicho, eles geralmente se concentram mesmos canais sociais.
Passo 8: Acompanhe resultados (não pule esta parte!)
Sua estratégia esta basicamente completa exceto por esta última etapa. Não é tão difícil, mas ela pode fazer acontecer ou quebrar o seu sucesso. Ninguém, a não ser por pura sorte, é capaz de conseguir tudo em sua primeira tentativa. Se você não acompanhar os resultados, você não pode ver o que está ou não está funcionando, e você não poderá melhorar a sua estratégia.
Passo 1 – Registre todos os seus compartilhamentos em uma planilha:
Você precisa ver que mensagens estão a atrair o maior número de cliques e engajamento e quais não estão. Com o tempo, você vai aprender a escrever descrições que convertam a maioria de cliques para seus posts. Para obter estatísticas, como cliques, impressões e ações, use novamente o Buffer. Clique na guia “Analytics”, na parte superior, e certifique-se você esta na rede que você deseja começar. Você vai começar a ver cada post bem como suas estatísticas. Grave-os em sua planilha, ou clique em “exportar” na página analytics, se você tem uma conta paga. De vez em quando, olhar para estes números (gráfico). Eles devem estar subindo lentamente, mas de forma constante ao longo do tempo.
Passo 2 – Analisar o tráfego geral no Google Analytics
Compreender quais mensagens fazem bem em seus principais canais sociais é um bom começo, mas você precisa ter certeza de que você está levando eficazmente o tráfego para seu site. Às vezes, seus seguidores (ou amigos de seus seguidores) virão com um post do seu site e vão compartilhá-lo. Se você está apenas olhando para Buffer, você vai perder esse tráfego. Comece por olhar para o tráfego geral, este é o mais importante. No Google Analyitcs, navegue até “Fontes de tráfego> Fontes> Referências”. Isto irá mostrar a quantidade de tráfego que você está recebendo a partir de redes individuais. Isso por si só irá dizer-lhe se o seu tráfego está aumentando ao longo do tempo ou se você precisa descobrir por que ele não esta. Além disso, muitas vezes você pode descobrir de onde o tráfego está vindo, adicionando uma dimensão secundária em “caminho de referência.” O caminho de referência refere-se ao texto que vem depois do domínio principal.
Conclusão
Depois de ler tudo isso, você pode achar que você poderia simplesmente por em prática nas mídias sociais e gerar tanto tráfego como um grande site certo?
De jeito nenhum.
Uma estratégia sólida de mídia social não é a da noite para o dia. Irá demorar várias horas para construir o seu primeiro plano. A próxima parte é a execução, o que é ainda mais difícil. Você precisa comprometer-se a seguir a sua estratégia por meses até que você comece a ver todos os resultados reais, o que ainda não será tão impressionante. Confie em mim, porém, se você executar por um ano ou dois, você vai começar a ver alguns bons resultados. Agora, você está investindo seu tempo e recursos para que você possa obter esses resultados. Tenha isso em mente durante os próximos meses.
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